Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

Crise cultural e a Americanização

É evidente que estamos rodeados de marcas, produtos, músicas e filmes americanos, mas não sabemos ao menos por que temos todas essas influências. Crescendo neste mundo assistindo desenhos e animações da Walt Disney, Dream Works, MARVEL, DC e  Pixar, assistimos a filmes dos estudios de Hollywood e a séries, nos vestimos com roupas Levi's, Hollister e Aeropostale e assim por mais além. O que não levamos em conta é que muitos países estão aderindo de forma fácil a essa "americanização" perdendo assim a sua cultura, que por vez é a sua identidade. Desde pequenos somos influenciados pela cultura "estadunidense"   (Me perdoem o fato de detestar o termo "americano" para designar uma naturalidade de quem mora no Estados Unidos, pois todos nós que vivemos na América também somos americanos) porque nos espelhamos muito no modo de vida das pessoas, principalmente jovens, que tem condições para consumir, no poder econômico que tem sobre o mundo, na fama repentina e também na tecnologia. Mas quiçá o objetivo dessa influência seja uma forma de impedir o avanço do comunismo?! Até agora não se sabe nada, mas estamos perdendo bastante quando abandonamos de vez a nossa cultura.

Disputa entre dois "Mundo".
A maioria dessas marcas é dos USA, símbolos da hegemonia "americana"

Schwarzenegger, o austríaco "americano"

Tio Sam de olho no mundo e do petróleo.



Este vídeo abaixo mostra um pouco deste processo no mundo e mostra também que a língua inglesa se tornou uma grande influência para as pessoas, principalmente no modo de vida.


Lembrando a todos que a banda Rammstein é alemã e neste clipe faz uma crítica a esta Americanização do mundo.

3 comentários:

  1. eu sou um americano, mas não sou 'americanizado'

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua reflexão. Bem fundamentada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria agradecê-la pelo comentário e pedí-la se realmente você gostar do meu blog para seguir este e divulgar este meio de expressão à outras pessoas.

      Muito obrigado!

      Excluir